Prezado(a) Aluno(a),

A regulamentação do Estágio Supervisionado tem por finalidade estabelecer os critérios de realização e validação do Estágio Curricular Supervisionado dos alunos dos cursos, bem como suas rotinas, seu processo de acompanhamento e avaliação.

De acordo com a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, estágio é o ato educativo curricular supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. O estágio é uma situação real de trabalho, desenvolvida sob a supervisão de responsáveis, tanto por parte da empresa concedente quanto por parte da Fatec Ribeirão Preto.

Além de ser um requisito obrigatório para a conclusão do curso, o estágio se constitui em instrumento de integração, treinamento prático, aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano. Também é peça importante para a qualificação profissional do aluno, pois durante sua realização ele aplicará seus conhecimentos e, consequentemente, adquirirá experiências práticas, o que certamente enriquecerá e sedimentará o aproveitamento do conteúdo teórico que lhe foi oferecido durante a sua graduação.

IMPORTANTE:
a) Segundo a Lei do Estágio, Lei 11.788/08 o aluno estagiário nunca poderá realizar mais do que 06 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais de estágio. Vale observar que não pode ocorrer conflito de horário de estágio com o horário das atividades acadêmicas.
b) Para que o aluno possa conhecer melhor o curso e avaliar se realmente sua experiência é compatível com a proposta acadêmica do mesmo, a entrega de documentos do estágio obrigatório somente será admitida a partir do 3º ciclo para os Cursos Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão de Negócios e Inovação, e 4º ciclo do Curso Sistemas Biomédicos, conforme previsto no Projeto Pedagógico dos Cursos.
A seguir, você encontra os documentos necessários para a realização do Estágio.

ANTES DE INICIAR O ESTÁGIO: DOCUMENTOS 

Para o estágio curricular obrigatório (exceto os casos de convalidação de estágio), siga as etapas descritas abaixo, preenchendo os modelos que se encontram na forma de Anexos, disponíveis para consulta e download:

 

Anexos A e A1
Anexos B e B1
Anexos C e C1

Observações

  1. No caso da realização de Estágio não Obrigatório Remunerado, os Anexos que devem ser entregues preenchidos e assinados são os Anexos A e A1.
  2. Os Anexos A e A1 ou B e B1 ou C e C1, a cópia da apólice do Seguro Acidentes Pessoais e o comprovante de pagamento devem ser entregues ao seu supervisor de estágio na Fatec Ribeirão Preto, por meio de um único arquivo digital, no formato PDF, com a maior brevidade possível. Sem a apresentação dos documentos descritos, não há a possibilidade de adesão ao procedimento regular do estágio.

 

 DURANTE E APÓS A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO: DOCUMENTOS 

Para a conclusão do estágio:

Anexo 1
Anexo 2
Anexo 3
Anexo 4

Observações:

  1. Relatório Parcial (ao final das primeiras 120 horas) – deve incluir a descrição pormenorizada das atividades realizadas nas primeiras 120 horas já realizadas.
  2. Relatório Final (ao final das 240 horas totais) deve incluir a descrição pormenorizada das atividades apresentadas no relatório anterior (parcial) e as atividades relativas às 120 horas finais (ou mais, se houver), contemplando, portanto, as 240 horas mínimas obrigatórias.

 

 CONVALIDAÇÃO DE ESTÁGIO: DOCUMENTOS 

 “CONVALIDAÇÃO DE ESTÁGIO”, também chamada de “APROVEITAMENTO DE ESTÁGIO” ou “EQUIVALÊNCIA DE ESTÁGIO” é a hipótese na qual o aluno exerce emprego com registro em Carteira Profissional ou trabalho autônomo ou ainda de prestação de serviços devidamente regularizado junto aos órgãos competentes, desenvolvendo atividades compatíveis com o seu Curso.

Para proceder a convalidação de estágio:

 

Anexo 4
Anexo 5
Anexo 6

Observações:

  1. A cópia da Carteira de Trabalho deve conter:
  2. a) Página onde consta a identificação – foto do empregado (frente e verso);
    b) Página onde consta o contrato de trabalho (função, remuneração, etc.);
    c) Todas as eventuais alterações no registro funcional (promoções, mudança de função, etc.);
  3. Válida a Carteira de Trabalho Digital.
  4. Relatório Final de Estágio– descrição pormenorizada de todas as atividades realizadas no período computado para estágio (240 horas), descrevendo ações, atividades desenvolvidas (bem como sua importância e pertinência), metodologias, procedimentos e outras informações relevantes.
  5. O aluno, que é microempreendedor individual (MEI), deverá apresentar o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual, com data de abertura superior a 6 meses (Anexo 7)

 

ATENÇÃO:
a) O prazo para a análise de toda a documentação enviada é de 7 dias úteis.

b) Para os alunos que pretendem finalizar o estágio no semestre corrente, o prazo para entrega das documentações listadas DURANTE E APÓS A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO e em CONVALIDAÇÃO DE ESTÁGIO (caso seja utilizada) é de 20 dias úteis antes do término do semestre.

A lista atualizada de Agentes de Integração, que viabiliza a concessão de estágios aos alunos matriculados nas Fatecs, está em Anexo 8.

Esperamos que os procedimentos elencados possam ser elucidativos e que também contribuam para o sucesso da realização do Estágio.

Sinceramente,

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas 💻📚
    Supervisor de Estágio: Profª Gabriela Souza Assis Ferreira – estagioads@fatecrp.edu.br (Horário de atendimento de estágio: terça-feira das 10h às 12h e das 18:50h às 20:50h)
  • Gestão de Negócios e Inovação 📊📈🎯
    Supervisor de Estágio: Profª  Luciana Maria Gasparelo Spigolon – estagiogni@fatecrp.edu.br
  • Sistemas Biomédicos 📊📈🎯
    Supervisor de Estágio: Profª  Valeria Aparecida Martins Ferreira – estagiosbm@fatecrp.edu.br