Objetivos

Familiarizar-se com os recursos de informações tecnológicas disponíveis para desenvolver inovação de ruptura.

Ementa

Habilidades do inovador de ruptura. Investigação em bases de informações tecnológicas (marcas, patentes, programas de computador e desenhos). Sistemas de coleta de informações. Estudo de variáveis relevantes para a análise econômica da inovação tecnológica no Brasil. Estudos de caso sobre empresas e organizações inovadoras. Atividades práticas de busca de informações em bases nacionais e internacionais.

Professor responsável: Odair Silva Soares

Possui graduação em Ciências Econômicas , Mestrado em Administração e Doutorado em Educação sempre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É delegado do CORECON-SP (Conselho Regional de Economia de São Paulo) em Ribeirão Preto e região. Professor de economia na Fatec Mococa. Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Fatec Mococa, atuando em conjunto com a Agência INOVA do Centro Paula Souza.

. Autor dos livros “Ecossistema Empreendedor e a Nova Gestão das MPEs: Como o ambiente pode influenciar na gestão das empresas de pequeno porte”, e do livro “Visão Empreendedora e a Pequena Empresa: Como a postura empreendedora pode influenciar na gestão da empresa de pequeno porte”, Tem grande experiência na área de Administração, com ênfase em Empreendedorismo, orientação de monografias e pesquisas, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, ecossistema empreendedor, formação de novos negócios, planos de negócios, incubadora de empresas, criatividade e inovação. Sócio da Capta Projetos e da Intellect Tecnologia e Informática. Responsável pela criação e desenvolvimento do Blog do Odair Soares voltado para empreendedorismo, inovação e criatividade: www.empreendendo.com.br. Participante como pesquisador dos grupos de estudo e pesquisa da PUC-SP: GEPI – Grupo de Estudos e Pesquisas da Interdisciplinaridade e NEF – Núcleo de Estudos do Futuro.

odair.soares@fatec.sp.gov.br
lattes.cnpq.br/7920492429630731