Este projeto teve como objetivo principal promover a inclusão social de indivíduos considerados excluídos digitalmente, por meio das diversas tecnologias da informação disponíveis, as quais servirão de instrumentos importantes para a construção e exercício da cidadania. Por meio da fusão entre democratização do acesso e tecnologias computacionais disponíveis atualmente, espera-se a integração entre educação, tecnologia e cidadania, tendo como objetivo a busca contínua da transformação social. A ênfase não é apenas ensinar o trivial da informática, é buscar algo mais, isto é, ir mais além, apresentando como as pessoas podem incrementar seus rendimentos financeiros, consequentemente, melhorando suas condições de vida. Nosso objeto com o projeto é promover a inclusão digital para a população do município de Ribeirão Preto e região, incluindo diversas faixas etárias, como o público infantil, jovem, adulto e melhor idade, seja essas menos favorecidas ou não, através do uso das tecnologias da informação e comunicação como instrumento ímpar na construção e exercício da cidadania.

Descrição das atividades realizadas

No início do semestre letivo foi elaborado um formulário para captação de inscrições dos candidatos a participarem da 2ª Turma e 3ª Turma de Inclusão Digital da Fatec de Ribeirão Preto. Após a confecção do formulário, o mesmo foi disseminado nas redes sociais, como também, distribuído junto às paróquias que circundam a Fatec de Ribeirão Preto, com o propósito de obter um número mínimo de interessados. O processo de seleção dos candidatos resultou em um total de 160 inscrições, sendo que essas, divididas em quatro turmas (terça-feira e sexta-feira) segmentadas em dois semestres letivos. Após esse período de captação das inscrições, selecionamos entre os alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (diurno e noturno) os voluntários para participarem como monitores no projeto de inclusão digital. Na sequência, realizamos um treinamento prévio (qualificação) para os mesmos, apresentando o material didático a ser utilizado no transcorrer do curso de inclusão digital.

Resultados obtidos/ Conclusão

As duas turmas de Inclusão Digital da Fatec de Ribeirão Preto do 1º semestre letivo/2016 já foi finalizada, fazendo jus ao recebimento do certificado devidamente registrado pela Fatec de Tecnologia de Ribeirão Preto. Entretanto, a duas turmas de Inclusão Digital da Fatec de Ribeirão Preto do 2º semestre letivo/2016 ainda não finalizou o conteúdo programado pertinente à apostila disponibilizada gratuitamente para os alunos, inviabilizando a obtenção dos resultados finais. Entretanto, esperamos, gradativamente, incrementar o índice de desenvolvimento humano (IDH) do município de Ribeirão Preto por meio da inclusão digital, sobretudo nos bairros menos privilegiados, almejando avanços sociais as classes menos privilegiadas através da ocupação de melhores vagas no mercado de trabalho, criando, consequentemente, subsídios para alavancar a renda familiar por meio da inclusão digital.