Prof. Dr. Alessandro Márcio Hakme da Silva

Doutor em Ciências com ênfase em Bioengenharia, no Programa de Pós-Graduação Interunidades Bioengenharia pela Escola de Engenharia de São Carlos – EESC/USP em 2014, com período de doutorado no Bone Imaging Laboratory (Faculdade de Medicina, Departamento de Radiologia) na Universidade de Calgary, Canadá. Mestre em Ciências com ênfase em Bioengenharia pela Escola de Engenharia de São Carlos – EESC/USP em 2009. Graduado em Física pela Universidade Federal de São Carlos em 2005. Atualmente é Professor de Magistério Superior no Curso de Sistemas Biomédicos na Fatec Ribeirão Preto e no curso de Mecânica na Fatec Sertãozinho. Atualmente também é embaixador do curso internacional B.E.S.T. (Business Engineering and Surgical Technology) no IRCAD América Latina localizado em Barretos/SP e IRCAD France – Research Institute against Digestive Cancer em Estrasburgo. Foi Professor de Magistério Superior (Substituto) no Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, e pesquisador (pós-doutorando) vinculado ao Centro de Engenharia Aplicada à Saúde-CEAS/EESC/USP com sede em São Carlos – SP. Parceria com os laboratórios: Bone Imaging Laboratory (Faculdade de Medicina, Departamento de Radiologia) da Universidade de Calgary, Canadá; e do Laboratório de Biomecânica do Instituto de Ortopedia e Traumatologia, (Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina/USP). Na Engenharia Biomédica e Bioengenharia a suas linhas de pesquisa são: biomecânica, biofísica e bio-imagens (processamento de imagens médicas) com ênfase na caracterização da qualidade óssea em ossos trabeculares utilizando microtomografia por Raio-X, ensaios mecânicos, conceitos da teoria da elasticidade, mecânica do contínuo e elementos finitos. É membro do grupo de pesquisa Caracterização da Qualidade Óssea e Reparo de Tecidos por Ultra-Som cadastrado na base de dados do CNPq.

Cursos Ministrados

SBM / FÍSICA APLICADA A MEDICINA I