AULAS SEMESTRAIS: 80 horas aulas.

 

OBJETIVOS: Identificar os recursos de gestão da comunicação nas organizações. Ampliar o domínio do emprego de tecnologias de informação e de comunicação. Planejar, desenvolver e executar estratégias de comunicação com vistas a desenvolver e dominar os conceitos discursivo-ideológicos, da redação empresarial.

 

EMENTA: Fundamentos da comunicação: elementos, funções, e níveis da linguagem. Identificar as estratégias de Análise do Discurso. Planejamento de estratégias de relações com públicos de interesse, na comunicação empresarial. Estratégias para gestão de imagem. Elaboração e redação de instrumentos para comunicação com os públicos interno e externo. Redação empresarial e técnica. Comunicação oral: entrevistas e apresentações.

 

BIBLIOGRAFIAS BÁSICA:

BUENO W. C. Comunicação Empresarial: políticas e estratégias. São Paulo: Saraiva, 2009. CHINEM, R. Introdução à Comunicação Empresarial. São Paulo: Saraiva, 2010

TERCIOTTI, S.H.; MACARENCO, I. Comunicação Empresarial na Prática. São Paulo: Saraiva, 2010. 2ed. 220p.

 

COMPLEMENTAR:

BARBEIRO, Heródoto. Mídia Training: como usar a mídia a seu favor. 2ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

 

 

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa: atualizada pelo novo acordo ortográfico. Rio de Janeiro: Lucerna, 2009.

FERREIRA, Reinaldo Mathias; LUPPI, Rosaura de Araújo Ferreira. Correspondência Comercial e Oficial: com técnicas de redação. 15 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

TOMASI, C.; MEDEIROS, J. B. Comunicação Empresarial. 2ed. São Paulo: Atlas, 2009.