Corpo Docente

Professor Titular do centro Paula Souza na FATEC Ribeirão Preto nas disciplinas de Gestão de Marcas, Gestão de Varejo, Prospecção de Novos Negócios, Modelagem e Prototipagem. Professor Convidado de MBA em instituições de ensino como FAAP e FGV/Metropolitana para Inovação e Criatividade. Como Agente de Inovação do INOVA/CPS coordeno projetos e ministro treinamento para professores da região de Ribeirão Preto em 07 unidades: 2 FATEC´s e 5 ETEC´s. Interesses em CANVAS, Design Thinking, Startups, Pequenos Negócios, Empreendedorismo e Inovação. Bacharel em Turismo pela Universidade de Araraquara UNIARA/SP, Pós-Graduado em Educação Empreendedora pela CRHEA/EESC/USP e MBA em Marketing pela FUNDACE/USP. Mentor dos projetos do StartupSP/SEBRAE e Incubadoras de Empresas SUPERA PARQUE/USP e INOVAJAB/UNESP. Atuação durante 14 anos como gestor de projetos de cultura empreendedora no SEBRAE/SP.

Educador em tempo integral | palestrante por paixão | Ajudar empreendedores a tirarem suas ideias do papel.

Cursos Ministrados

GNI / PROJETO INTERDISCIPLINAR III – GESTÃO E INOVAÇÃO
GNI / GESTÃO, MODELAGEM E PROTOTIPAGEM DE NEGÓCIOS
GNI / PROSPECÇÃO DE NEGÓCIOS
GNI / GESTÃO DE VAREJO
GNI / GESTÃO DE MARCAS
GNI / PROJETO INTERDISCIPLINAR II – GESTÃO E INOVAÇÃO

Graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1992), mestrado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor Pleno III da Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho e da Faculdade de Tecnologia de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Engenharia de Materiais e Metalúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamentos térmicos e termoquímicos, tribologia de desgaste, fundição, soldagem, processos de fabricação e materiais metálicos.

Cursos Ministrados

SBM / TECNOLOGIA DE FABRICAÇÃO

PROF. ALEXANDRE DE SOUZA FERNANDES

Cursos Ministrados

GRH / MATEMÁTICA ELEMENTAR

Possui doutorado em Biologia Comparada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2006), mestrado em Biologia Comparada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2002) e graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (1999). Atualmente é docente no Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, no Centro Universitário Barão de Mauá e na Faculdade de Tecnologia de Ribeirão Preto, nos cursos de Medicina, Engenharia Ambiental, Biologia e Sistemas Biomédicos. Tem experiência em docência presencial e EAD (tutoria e preparação de material) e pesquisa nas áreas de Ecologia Aplicada, Ecologia de Ecossistemas, Microbiologia e Microbiologia Ambiental. Atuação principalmente nos seguintes temas: microbiologia básica e microbiologia ambiental, ecologia aplicada, monitoramento limnológico, biomonitoramento com bivalves, herbicidas triazínicos e validação de métodos analíticos para análises ambientais.

Cursos Ministrados

SBM / FUNDAMENTOS DE IMUNOLOGIA
SBM / MICROBIOLOGIA APLICADA

PROFa. ANDREIA MARQUES MACIEL DE CARVALHO

Cursos Ministrados

ADS / EMPREENDEDORISMO

Doutorado em Estudos Linguísticos, Área de Linguística Aplicada na Universidade Estadual “Júlio Mesquita Filho” com foco em Inglês para Fins Específicos e Ensino a Distância.Mestrado em Educação e graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Ribeirão Preto. Professora pesquisadora do EAD – PARFOR – Universidade Federal de Uberlândia. Experiência (8 anos) no ensino a distância no UNISEB graduação e pós-graduação – autoria material didático, elaboração das aulas (roteiro das vídeoaulas), gravação das videoaulas ao vivo e gravadas, elaboração e postagem dos materiais disponibilizados no AVA (exercícios, quiz, atividade reflexiva, atividades avaliativas), tutoria online (síncrono e assíncrono), administração de fóruns de debate, elaboração da prova realizada presencialmente no pólo. Professora titular de língua inglesa na FATEC Ribeirão Preto. Coordenadora do Núcleo de Linguagens das FATECs – NELF em Ribeirão Preto com atividades nas áreas de desenvolvimento de projetos de extensão universitária e cursos para a comunidade de inglês. Gravação do Curso de Inglês – UOL Educação (revisão e adequação dos roteiros para gravação das videoaulas). Experiência em: ensino de língua inglesa como língua segunda língua e língua estrangeira; cursos preparatórios para concursos públicos e exames de proficiência internacionais em língua inglesa (TOEIC ; TOEFL; IELTS e mestrado e doutorado); professora titular E2Language – Australia PTE e EILTS. Autora de capítulos e obra completa na área de ensino de língua inglesa para fins específicos. Nativa da língua inglesa.

Cursos Ministrados

ADS / INGLÊS I
ADS / INGLÊS III
ADS / INGLÊS IV
ADS / INGLÊS VI
ADS / INGLÊS V

PROFa. CAMILA KAMIMURA SILVA PRADO

Cursos Ministrados

ADS / ESTRUTURA DE DADOS
ADS / INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Paulista, especialização em Automação Industrial pela Universidade Paulista e mestrado em Engenharia Mecânica pela UNESP. É professor do Centro Paula Souza desde 2003, atuando na Etec Ribeirão Preto, Fatec Sertãozinho (2008-2015) e na Fatec Ribeirão Preto desde 2015 com as disciplinas de Arquitetura e Organização de Computadores, Laboratório de Hardware, Sistemas de Informação, Segurança da Informação, Introdução ao Desenho Técnico e Introdução ao Desenho Assistido por computador.

Cursos Ministrados

ADS / Arquitetura e Organização de Computadores
ADS / Laboratório de Hardware
ADS / Sistemas de Informação
ADS / Segurança da Informação
SBM / Introdução ao Desenho Técnico
SBM / Introdução ao Desenho Assistido por computador.

Pós-doutor em Literatura (Unicamp, 2009). Doutor em Letras: Estudos Literários (Unesp, Araraquara, 2001). Mestre em Letras: Estudos Literários (Unesp, Araraquara, 1996). Licenciado em Letras: Português e Inglês (Barão de Mauá, Ribeirão Preto, 1986). Pesquisa as relações entre discurso ficcional e sociedade. É professor de ensino superior do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza desde 2008.

Cursos Ministrados

SBM / COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I
SBM / COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO II
ADS / COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Especialista em Teoria Linguística e de Ensino, pela UNESP de Araraquara e licenciada em língua espanhola, portuguesa e inglesa e suas respectivas literaturas.

Atua no ensino de espanhol como língua estrangeira e espanhol para fins específicos, na modalidade presencial e à distância. É professora da Fatec Ribeirão Preto, Fatec Sertãozinho e Etec Ribeirão Preto. Tem experiência em tradução e como membro dos tribunais do exame de proficiência de espanhol DELE. É membro do grupo de estudo e pesquisa GEPALLE, da USP/Ribeirão Preto

Cursos Ministrados

GNI / ESPANHOL II

Doutora em Estudos Literários pelo programa de pós-graduação em Letras da Unesp – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Extensão universitária em English for Business, na NED Training Centre , em Dublin, Irlanda. Desde 2016 é editora adjunta da Revista de Letras da Universidade Federal de Sergipe/São Cristóvão. Membro da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI) e da International Association for the Study of Irish Literatures (IASIL). É professora titular de Língua Inglesa e coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso na Faculdade de Tecnologia de Ribeirão Preto.

Cursos Ministrados

ADS / INGLÊS I
ADS / INGLÊS II
GNI / INGLÊS II
GNI / INGLÊS III
GNI / INGLÊS IV
GNI / INGLÊS V
GNI / INGLÊS VI
SBM / INGLÊS I
SBM / INGLÊS II

Graduado e Licenciado em Ciências Sociais (1995/1996) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Araraquara, SP) e Mestre em Sociologia (2001) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Araraquara, SP). Atualmente é Professor de Ensino Superior das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATECs), campus de Sertãozinho (SP), São Carlos (SP), Ribeirão Preto (SP) e Araraquara (SP), ministrando as disciplinas de “Sociedade, Tecnologia e Inovação”, “Sociologia das Organizações”, “Sociedade & Tecnologia” e “Sociedade & Cultura”. Tem experiência nas áreas de Sociologia (com ênfase em Sociologia da Cultura, Teoria da Cultura de Massa, Teoria da Comunicação e Sociologia Organizacional), Ciência Política (ênfase em Teoria Geral do Estado) e Antropologia (ênfase em Antropologia Cultural e Antropologia de Cultura Visual), atuando principalmente nos seguintes temas: Indústria Cultural; Meios de Comunicação de Massa; Estado, Poder e Politização; Cultura de Massa; Cultura Organizacional/Cultura Brasileira; Poder; Ética nas Organizações; Reestruturação Produtiva e a evolução do trabalho nas Organizações Econômicas. Desde 03 de setembro de 2015 coordena os Grupos de Trabalho em Sociedade, Tecnologia e Inovação (GT-STI) nas Fatecs Sertãozinho, São Carlos, Ribeirão Preto e Araraquara, tendo sido o idealizador e criador deste projeto que envolve discentes das mais variadas graduações tecnológicas das quatro unidades referidas.

Cursos Ministrados

ADS / SOCIEDADE E TECNOLOGIA

PROF. CRISTIAN CLEY PATERNIANI RITA

Cursos Ministrados

SBM / FÍSICA APLICADA A MEDICINA I
SBM / FÍSICA APLICADA A MEDICINA II

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Microbiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutorado em Microbiologia Agropecuária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Médica Veterinária junto a Vigilância Sanitária de Taquaritinga, prestadora de serviço na área de alimentos e professora da Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (Fatec/TQ).

Cursos Ministrados

SBM / BIOLOGIA CELULAR E MICROBIOLOGIA

PROFa. DÉBORA PELICANO DINIZ

Cursos Ministrados

ADS / LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE

PROF. EDINEI OLIVEIRA CHAGAS

Cursos Ministrados

GNI / CÁLCULO
SBM / CÁLCULO I

Possui graduação em Computação pelo Instituto de Ensino Superior COC, Especialização em Programação Web pela UFscar e Mestrado em Ciência com ênfase em Informática Médica pela USP. Atualmente é docente da Faculdade de Tecnologia de Ribeirão Preto (Fatec) e Universidade Paulista (UNIP).
Sou desenvolvedor de software tendo experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Programação para Dispositivos Móveis, Web, Processamento de Imagens e Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: programação para dispositivos móveis, programação web, banco de dados, processamento de imagens, B.I., prontuário eletrônico do paciente (PEP), prescrição eletrônica

Cursos Ministrados

ADS / INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR
ADS / ENGENHARIA DE SOFTWARE III
ADS / TÓPICOS ESPECIAIS EM INFORMÁTICA

Formada em Ciências Econômicas, Mestre em Economia, Especialista em Gestão Pública, Especialista em Gestão de EAD. Atualmente é Professor II E na Faculdade de Tecnologia de Ribeirão Preto (FATEC), e no Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em métodos quantitativos, capital humano, educação, crescimento econômico e finanças. Atua no Ensino a Distância desde 2009, como professora autora e tutora.

Cursos Ministrados

GNI / INVESTIMENTOS E FINANCIAMENTOS
GNI / ECONOMIA
GNI / GESTÃO FINANCEIRA E DE CUSTOS
ADS / ECONOMIA E FINANÇAS
SBM / ELEMENTOS DE ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE

Sou mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista (2007), especialista em Banco de Dados (2018) e graduado em Ciência da Computação pela Universidade Paulista (2001). Sou professor da FATEC – Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2010-atual), da UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto (2018-atual) e do Centro Universitário Claretiano (2005-atual). Tenho experiência na área de Ciência da Computação e Engenharia da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Software, Gestão de Projetos, Programação de Computadores, Arquitetura de Computadores, Sistemas Operacionais e Automação. Além dos cursos presenciais, trabalho com educação à distância desde 2005 (Centro Universitário Claretiano), desenvolvendo atividades de tutoria, professor responsável e autor de material didático. Fui coordenador por dois anos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação na Universidade de Franca e professor adjunto da Universidade Paulista por 17 anos (2002 – 2019).

Cursos Ministrados

ADS / GESTÃO DE PROJETOS
ADS / LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
GNI / NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
GNI / PROSPECÇÃO DE BASES DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS

PROF. FERNANDO OLIVEIRA MENDES

Cursos Ministrados

GNI / COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

PROFa. FLÁVIA VANCIM FRACONE MASSA

Cursos Ministrados

SBM / GESTÃO DA QUALIDADE

PROF. FRANCISCO JOSE PEREIRA DE CARVALHO

Cursos Ministrados

ADS / ADMINISTRAÇÃO GERAL

PROFa. GABRIELA SOUZA ASSIS FERREIRA

Cursos Ministrados

GNI / PROJ. INTERDISCIPLINAR III – GESTÃO E INOVAÇÃO

Bacharel em Ciência da Computação pelo CUML, Especialista em Computação pela UFSCar.
Mestre em Ciências com ênfase em Informática Médica pela FMRP-USP, atuando nas áreas de Banco de Dados, Análise de Dados e Desenvolvimento de Aplicativos Multimídia em Prol a Educação Médica apoiada por TIC.
Atualmente é docente da Faculdade de Tecnologia de Ribeirão Preto | Fatec, Centro Universitário de Franca | Uni-FACEF e Universidade Paulista | Unip.
Também atua como consultor/instrutor na empresa intitulada de Connecta | Desenvolvimento de Software e Treinamentos em TI.
Áreas de Conhecimento: Banco de Dados Relacional e NoSQL, Big Data e Análise de Dados.

Cursos Ministrados

ADS / PROGRAMAÇÃO EM MICROINFORMÁTICA
ADS / BANCO DE DADOS
ADS / LABORATÓRIO DE BANCO DE DADOS

PROF. GUILHERME DE ARAUJO BRAZ

Cursos Ministrados

SBM / ÓPTICA TÉCNICA

PROFa. HELCIMARA AFFONSO DE SOUZA

Cursos Ministrados

GNI / COACHING EMPRESARIAL
GNI / PROJ. INTERDISCIPLINAR I – GESTÃO E INOVAÇÃO

Eng. Química, Mestre em Eng. Civil e Dra. em Eng. de Produção.
Atua como Profa. nas Fatecs de Ribeirão Preto, Jaboticabal e Sertaozinho.

Cursos Ministrados

GNI / LOGÍSTICA EMPRESARIAL
GNI / GESTÃO DE OPERAÇÃO DE SERVIÇOS
GNI / NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

PROFa. JULIANA BEZZON DA SILVA

Cursos Ministrados

GRH / PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

PROF. Me JUNIOR CESAR BONAFIM

Cursos Ministrados

ADS / CÁLCULO
ADS / MATEMÁTICA DISCRETA
GNI / PESQUISA OPERACIONAL
ADS / PROGRAMAÇÃO LINEAR E APLICAÇÕES

PROF. LAÉRCIO PEREIRA CARDOSO

Cursos Ministrados

SBM / ANÁLISE DE CIRCUITOS
SBM / ELETRICIDADE

PROF. LEANDRO MOMENTE ALMADA

Cursos Ministrados

SBM / SISTEMAS DIGITAIS

PROF. LEANDRO VILA TORRES

Cursos Ministrados

GNI / CONTABILIDADE GERENCIAL

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Paulista, mestrado em Inteligência Artificial pela UFSCar e doutorado em Física Aplicada pela USP na área de Aprendizado de Máquina. É professor do Centro Paula Souza desde 2013, atuando na Fatec Ribeirão Preto desde 2016 com as disciplinas de Programação Orientada à Objetos e Inteligência Artificial, onde possui um grupo de estudos em Aprendizado de Máquina. Atualmente é coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Ribeirão Preto. Possui experiência em Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Computação Móvel. É cofundador da Sci4Tech, uma startup voltada para soluções inteligentes em saúde, além de consultorias em ciência de dados. Nas horas vagas, gosta de curtir a família, e fazer covers do Pink Floyd em seu contrabaixo.

Principais Funções

Coordenador do Curso Análise e Desenvolvimento DE Sistemas – ADS

Cursos Ministrados

ADS / ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

PROFa. LUCIANA MARIA GASPARELO SPIGOLON FROLLINI

Cursos Ministrados

GNI / GESTÃO DE MATERIAIS
GNI / PROJ. INTERDISCIPLINAR II – GESTÃO E INOVAÇÃO
GNI / PROJ. INTERDISCIPLINAR IV – GESTÃO E INOVAÇÃO
GNI / POLÍTICAS PÚBLICAS EM EMPREENDEDORISMO

PROF. LUIS CARLOS TANAKA

Cursos Ministrados

ADS / GESTÃO DE PROJETOS
SBM / INFORMÁTICA MÉDICA
ADS / INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
ADS / PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
ADS / PROGRAMAÇÃO PARA WEB (Eletiva II)

PROF. LUIZ RODOLFO KUSUKI

Cursos Ministrados

SBM / CÁLCULO II

Licenciado (2007) e Bacharel (2009) em Ciências Biológicas e Mestre (2011) pela UNESP – Câmpus Jaboticabal; Doutor (2015) em Biotecnologia pela UNESP – Câmpus Araraquara; com estágio de Pós-Doutorado na UNESP – Câmpus Jaboticabal (2017). Atualmente é Docente no Centro Paula Souza ministrando as disciplinas Biologia junto a ETEC – Guariba e Monte Alto- e Bioquímica junto a FATEC – Câmpus Ribeirão Preto. Tem experiência nas áreas de Educação, Biologia Geral e Bioquímica com ênfase em Enzimologia e Purificação de Proteínas. As linhas de pesquisa vigentes estão relacionadas à: Estudos de enzimas hidrolíticas, uso de enzimas exógenas, probióticos na alimentação e caracterização molecular-filogenética da microbiota do trato digestório de animais domésticos; Enzimologia da metamorfose de girinos de rã-touro (lithobates catesbeianus); Calcificação biológica; e Produção e purificação de anticorpos para tratamento de enfermidades de peixes e anfíbios. Embora os objetivos e conteúdo de cada linha de pesquisa sejam distintos e os projetos sejam multidisciplinares, a diversidade de técnicas analíticas utilizadas seguem o eixo central da enzimologia e purificação de proteínas, tanto para ciências básicas como para aplicação biotecnológica, sempre objetivando a formação e capacitação de educandos.

Cursos Ministrados

SBM / BIOQUÍMICA
SBM / FUNDAMENTOS DE FISIOLOGIA HUMANA

Nasceu em São Carlos, São Paulo, Brasil em 1959. É formado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, EESC-USP, São Carlos-SP, Brasil (1992). É mestre em Ciência da Computação pela UFSCar, São Carlos-SP, Brasil (1996) e doutor em Engenharia Mecânica pela EESC-USP (2020). É professor da Faculdade de Tecnologia de Ribeirão Preto – Fatec-RP, no curso de Tecnologia em Sistemas Biomédicos de 2019 até a presente data. É professor adjunto no campus da Universidade Paulista-UNIP em Ribeirão Preto, onde também é coordenador local dos cursos de engenharia elétrica e mecatrônica de 1998 até o presente. Foi professor assistente no Centro Universitário Lins, UNILINS, Lins-SP, Brasil, onde foi cofundador do Laboratório de Automação e Robótica de 2001 a 2017. Tem experiência em circuitos elétricos e eletrônicos; sistemas de controle e servomecanismos e robótica de reabilitação. É sócio fundador das empresas PETE – Planejamento em Educação Tecnológica e PNCA – Robótica e Eletrônica, empresas que atuam na área de robótica aplicada à educação para o ensino básico, técnico e superior. Membro da União Brasileira de Escritores (UBE) desde 1992.

Cursos Ministrados

SBM / ANÁLISE DE CIRCUITOS
SBM / ANÁLISE DE EQUIPAMENTOS MÉDICO-HOSPITALARES
SBM / PROCESSAMENTO DE SINAIS

Possuo graduação em Engenharia Elétrica (Eletrônica e Eletrotécnica) e especialização em Didática do Ensino Superior. Sou Mestre e Doutor em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo. Sou Diretor da Empresa MCE Assessoria e Consultoria LTDA com a qual acumulo mais de 14 anos de experiências práticas em áreas de Engenharia, tais como Elétrica e Eletrônica, e em áreas de Gestão de Projetos, Gestão Organizacional, Planejamento Estratégico, Gestão da Inovação, Qualidade e Otimização de Processos Produtivos. Fui Diretor Administrativo e de Produção de indústria na área agrícola por 02 anos. Atuo como professor titular de cursos de graduação da Universidade Paulista – UNIP / Ribeirão Preto, por mais de 15 anos, e também como professor nas Faculdades de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho e Ribeirão Preto, ministrando disciplinas nas de Elétrica, Eletrônica, Microprocessadores e Automação Industrial. Sou professor convidado em cursos de pós-graduação de em áreas de gestão e tecnologia. Fui consultor do SEBRAE/SP por 5 anos nas áreas de Competitividade, envolvendo Planejamento Estratégico, Qualidade, Otimização de Processos Produtivos, Inovação e Produção. Participo de projetos de Startups nas áreas de TI e Sistemas Biomédicos.

Cursos Ministrados

SBM / ELEMENTOS DE ELETRÔNICA
SBM / SISTEMAS ANALÓGICOS
SBM / SISTEMAS MICROCONTROLADOS EM EQUIPAMENTOS MÉDICOHOSPITALARES

PROF. MARCELO ADRIANO PERECIM

Cursos Ministrados

ADS / PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS

Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Paulista (São Paulo, 1991), Especialista em Design Instrucional para Ensino a Distância pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI, 2015) e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (EESC/USP, São Carlos, 2001). Atualmente é Professor Pleno e também Coordenador de T.I. na Faculdade de Tecnologia – FATEC Ribeirão Preto. É membro do Conselho Editorial da revista Interface Tecnológica (FATEC, Taquaritinga, São Paulo). Foi Professor e Coordenador de Polo (EaD) na FATEC-Taquaritinga, professor Adjunto do Centro Universitário Barão de Mauá e docente da FIC – Faculdade Interativa COC (EaD). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Operacionais e Redes de Computadores. É membro do GPET – Grupo de Pesquisa em Educação Tecnológica (FATEC-São Carlos), da ABED (Associação Brasileira de Ensino à Distância, Moodle.Org e do Flipped Learning Network (USA). Pesquisador das linhas de Estilos de Aprendizagem, Aprendizagem Ativa, Educação à Distância, LMS (Moodle) e Metodologias de Ensino, com ênfase no tema Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom).

Cursos Ministrados

Sistemas Operacionais I
Sistemas Operacionais II
Redes de Computadores

Graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (1991), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2001), Mestrado em Direito pela Universidade de Franca (2000), Especialização em Psicanálise Contemporânea (2006), Doutorado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006), Pós Doutorado em Direito e Saúde na Università Degli Studi Di Messina – Itália (2014/2015), Aperfeiçoamento em Bioética Aplicada às Pesquisas em Seres Humanos (2013), Aperfeiçoamento em Educação para Jovens e Adultos pelo CEETEPS (2014) e Especialização em Gestão da Organização da Saúde Pública (UNIRIO/2014). Professora Universitária do Ensino Superior, da Faculdade de Tecnologia Dr. Thomaz Novelino em Franca – FATEC FRANCA, ministrando as disciplinas Ética e Direito Empresarial; Ética e Responsabilidade Profissional; tendo ministrado a disciplina Legislação Trabalhista e Previdenciária (2019). Profissional liberal – Ordem dos Advogados do Brasil, Professora Coordenadora Autora na Área de Direito Empresarial do Programa UNIVESP/Centro Paula Souza – Universidade Virtual do Estado de São Paulo (2010); Aperfeiçoamento em Direito à Saúde Baseada em Evidências (2015) Hospital Sirio Libanês/SP. Aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social – UFSCar (2019). Especialização em andamento em Informática na Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2019). Agente Local de Inovação Tecnológica da Agência INOVA Paula Souza de março de 2013 a 2016 e Vice-Coordenadora do CEPE – Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos da UNIFRAN no ano de 2014. Professora Titular na Faculdade de Direito de Franca (2020) ministrando a Disciplina Direito Empresarial I. Professora de Ensino Superior na Faculdade de Tecnologia de Ribeirão Preto/SP (2018) ministrando as Disciplinas Legislação Tributária e Cálculo Tributário; Legislação Trabalhista e Cálculo Trabalhista e Legislação Empresarial e Propriedade Industrial. Experiência na área de Direito atuando principalmente nos seguintes temas: Direito, Direito Constitucional, Direito Processual Penal, Direito Civil, Direito Comercial/Empresarial, Direito do Trabalho, Direito Tributário, Propriedade Industrial, Inovação Tecnológica e Direito Autoral, Direito Educacional e Direito à Saúde e Bioética.

Cursos Ministrados

GNI / LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL E PROPRIEDADE INDUSTRIAL
GNI / LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E CÁLCULO DE TRIBUTOS
GNI / LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E CÁLCULO DE ENCARGOS

PROF. MATHEUS MITSUO DE ALMEIDA KOTAKI

Cursos Ministrados

SBM / ELEMENTOS DE ELETRÔNICA

PROFa. MICHELLE ARANDA FACCHIN

Cursos Ministrados

ADS / INGLÊS II
ADS / INGLÊS III

PROF. NELSON ALEXANDRE GALIOTE SILVA

Cursos Ministrados

SBM / QUÍMICA GERAL

Doutorado em Administração de Organizações pela FEARP-USP (2019). Mestrado em Administração de Empresas pela PUC-SP (2011). Graduação em Administração pelo IBMEC (2004). Professora da Faculdade de Tecnologia de Ribeirão Preto – Fatec Ribeirão Preto, nas disciplinas de comportamento organizacional e gestão de equipes. Coordenadora do curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e do Núcleo de Acompanhamento ao Discente (NAD) da Fatec Ribeirão Preto. Áreas de pesquisa: gestão de pessoas, liderança responsável e sustentabilidade organizacional.

Principais Funções

Coordenadora do curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e do Núcleo de Acompanhamento ao Discente (NAD) da Fatec Ribeirão Preto.

Cursos Ministrados

ADS/ Gestão de Equipes (noturno)
GRH/ Comportamento Organizacional

PROF. RAPHAEL LOPES PINHEIRO

Cursos Ministrados

SBM / PROCESSAMENTO DE SINAIS

PROF. RENATO LEANDRO TAGUCHI

Cursos Ministrados

GNI / NEGOCIAÇÃO
GNI / PROJETO INTERDISCIPLINAR VI – CONSULTORIA EM GESTÃO E INOVAÇÃO

Administrador, professor do ensino superior, Mestre em Educação, Doutor pela Universidade Nacional de Rosário – Ar, Empresário, mais de 30 anos de experiência na área da administração.

Principais Funções

Coordenador do Curso Gestão e Negócios de Inovação – GNI

Cursos Ministrados

GNI / ADMINISTRAÇÃO GERAL

Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Paulista, mestrado e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Tem experiência na área de desenvolvimento de software e visão computacional.

Cursos Ministrados

ADS / ENGENHARIA DE SOFTWARE I
ADS / ENGENHARIA DE SOFTWARE II
ADS / PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS