GESTÃO DO CONHECIMENTO

AULAS SEMESTRAIS: 80 horas aulas

OBJETIVO: Tornar o aluno capaz de promover mudanças no processo de aprendizagem organizacional das pessoas envolvidos nas decisões dos Recursos Humanos, a partir da construção do conhecimento histórico dos modelos de gestão do conhecimento nas organizações.

EMENTA: Conceitos: Dado, Informação, Conhecimento e Inteligência. Conceito de Gestão Conhecimento. Tipos de Conhecimento: tácito e explícito. Modos de conversão do conhecimento. Teoria da Criação da Conhecimento. Aprendizagem Organizacional. A construção da aprendizagem nos meios organizacionais. A definição de educação corporativa. Utilização das ferramentas da Gestão do Conhecimento: e-learning, Universidade Corporativa, Portais Corporativos, Repositórios do Conhecimento, Intranet e Internet. Os fatores para o sucesso do programa de gestão do conhecimento, transferência dos conteúdos e o plano diretor na gestão do conhecimento, estrutura e espontaneidade no conhecimento e na organização, aprendizagem e competências estratégicas.

 

BIBLIOGRAFIAS BÁSICA:

ALMEIDA, A. Basgal, D. M. O., RODRIGUEZ, M. V. R, PADUA FILHO, W. C., Inovação e Gestão

do Conhecimento – Série Gestão de Pessoas. 1. ed. São Paulo: Editora FGV. 2016. ALVARENGA NETO, R. C. D. Gestão do Conhecimento em Organizações. 1. ed. São Paulo: Saraiva. 2013.

LONGO, R. M. J., QUEIROZ, C., Gestao do Conhecimento – A Mudança de Paradigmas Empresariais No Século XXI. 1. ed. São Paulo: Senac SP. 2014.

COMPLEMENTAR:

NONAKA, I., TAKEUCHI, H., Gestão do Conhecimento. 1. ed. São Paulo: Bookman. 2008. MAGALHAES, R. Fundamentos da Gestão do Conhecimento Organizacional. 1.ed. Editora Silabo, 2005.

MARRAS, J. P. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 16 ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

REZENDE, José Francisco (Org.). Gestão do conhecimento, capital intelectual e ativos intangíveis. 1ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.