AULAS SEMESTRAIS: 80 horas aulas

OBJETIVOS: Permitir a compreensão das diferenças individuais e grupais, e dos seus impactos no dia-a-dia das organizações, e apresentar as ferramentas conceituais básicas para que os futuros profissionais possam analisar e gerir processos de conflito e suas inter-relações com comunicação e valores, contribuindo assim com as organizações e com a sociedade. Proporcionar as habilidades necessárias para conduzir processos de negociação entre pessoas atuantes nas empresas, visando à harmonia entre as partes envolvidas.

EMENTA: Apresentação do conceito de conflito e a importância de sua administração. Conflitos interpessoais: tipos e resolução. Desenvolvimento das habilidades para a resolução eficaz de conflitos. Aspectos conceituais da negociação: modelos, estrutura e processo. Aspectos práticos: etapas do processo, movimentos de negociação, informações e táticas, planejamento e avaliação das negociações. Ética na negociação. Contexto da Negociação. Visão do processo de negociação: incertezas, informações e poderes. Preparação do processo. Estratégias de negociações: distributiva e integrativa. Negociação distributiva e táticas de execução. Negociação integrativa.

 

BIBLIOGRAFIAS BÁSICA:

MARTINELLI, Dante Pinheiro. Negociação Empresarial: Enfoque Sistêmico e Visão Estratégica. 2 ed. São Paulo: Manole, 2015.

NETTO, Jorge Moyses. Negociação de A à Z: Métodos e Técnicas de Negociação. São Paulo: Editorama, 2016.

ROBBINS, Stephen Paul; JUDGE, Timothy A.; SOBRAL, Filipe. Comportamento Organizacional. 14 ed. São Paulo: Pearson, 2014.

 

COMPLEMENTAR:

BURBRIDGE, Richard. Gestão de Conflitos. Desafio do Mundo Corporativo. 1ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 3ed. Rio de Janeiro: Manole, 2014.

MATOS, Francisco. Negociação e Conflito. 1ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

ROBBINS, S. P. Fundamentos do Comportamento Organizacional. 14ed. São Paulo: Pearson, 2016.