AULAS SEMESTRAIS: 80 horas aulas

 

OBJETIVOS: Ao concluir a disciplina o discente será capaz de mapear o perfil de competências de diversos cargos (técnicos, administrativos, operacionais, etc.), aplicar a avaliação de desempenho como um instrumento de apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo, bem como o potencial de desenvolvimento futuro. Desenvolver as técnicas da Gestão por Competências, bem como as ferramentas para uma avaliação por competências.

 

EMENTA: Conceito e objetivos da Gestão por Competências. Mapeamento das competências. Avaliação de Desempenho. Importância da Avaliação de Desempenho na produtividade de empresa. Técnicas de Avaliação de Desempenho: os métodos tradicionais e modernos. Os instrumentos de Avaliação de Desempenho com foco em Competências. Desenvolvimento de competências e aprendizagem nas organizações. Pesquisas e projetos sobre desenvolvimento e gestão por competências. Cenários, realidades e tendências para a gestão e desenvolvimento de competências.

 

BIBLIOGRAFIAS BÁSICA:

DUTRA, Joel Souza. Competências – Conceitos, Instrumentos e Experiências. 2ed. São Paulo: Atlas, 2017.

FERREIRA, Patricia Itala. MBA Gestão de Pessoas – Gestão por Competências. 1ed. São Paulo: LTC, 2015.

MALHEIROS, B. T., ROCHA, A. R. C. Série MBA Gestão de Pessoas – Avaliação e Gestão de Desempenho. 1ed. São Paulo: LTC, 2014.

 

COMPLEMENTAR:

MARRAS, J. P., TOSE, M. G. L. S. Avaliação de desempenho humano.1ed. Rio de Janeiro: Campus, 2012.

PEREIRA, Maria Celia Bastos. RH Essencial – Gestão Estratégica de Pessoas e Competências. 1ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

PONTES, B. R. Avaliação de Desempenho: métodos clássicos e contemporâneos, avaliação por objetivos, competências e equipes. 13ed. São Paulo: LTR. 2016.

TREFF, Marcelo. Gestão de Pessoas – Olhar Estratégico com Foco em Competências. 1ed. Rio de Janeiro: Campus, 2016.