AULAS SEMANAIS: 80 horas aulas

OBJETIVOS: Proporcionar ao aluno o conhecimento e reflexão de conceitos que embasam o estudo do empreendedorismo. Caracterizar a situação do mercado de trabalho e o empreendedorismo no mundo e no Brasil. Identificar as características comportamentais empreendedoras. Identificar os comportamentos empreendedores. Caracterizar o perfil empreendedor. Reconhecer as oportunidades e a criatividade como variáveis do empreendedorismo.

 

EMENTA: Empreendedorismo: conceitos e perspectiva do empreendedorismo Habilidades atitudes e características dos empreendedores. Inovação e criatividade. Intraempreendedorismo: conceito, ações de estímulo, ações de monitoramento e resultados em inovação. Sistemas de inovação, trabalho em redes e desenvolvimento de inovação. Plano de Negócio. Ferramentas para elaboração de um Plano de Negócios. Desenvolvimento, sob orientação, de projeto síntese dos conhecimentos obtidos na área de empreendedorismo.

 

BIBLIOGRAFIAS BÁSICA:

BARROS NETO, J. P. (Organizador). Administração: Fundamentos da Administração Empreendedora e Competitiva. 1ed. São Paulo: Atlas, 2018.

CARNEIRO, Jose Guilherme Said Pierre. Intraempreendedorismo – conceitos e práticas para construção de organizações inovadoras. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2013.

HASHIMOTO, Marcos. Espírito Empreendedor nas Organizações. 3ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

COMPLEMENTAR:

AVENI,   Alessandro. Empreendedorismo Contemporâneo – Teorias e Tipologias. 1ed. São Paulo: Atlas, 2014.

LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos humanos: Princípios e Tendências. 2ed. São Paulo: Saraiva 2011.

PORTO, Geciane Silveira. Gestão da Inovação e Empreendedorismo. 1ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

SANMARTIN, Stela Maris. Criatividade e Inovação na Empresa – do Pontencial À Ação Criativa. 1ed. São Paulo: Trevisan Editora, 2012.