Objetivos

Entender fundamentos, arquitetura e técnicas de projeto e implementação de banco de dados.

Ementa

Conceitos de Base de Dados. Modelos conceituais de informações. Modelos de Dados: Relacional, Redes e Hierárquicos. Modelagem de dados – conceitual, lógica e física. Teoria relacional: dependências funcionais e multivaloradas, formas normais. Restrições de integridade e de segurança em Banco de Dados Relacional. Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados – objetivo e funções. Linguagens de declaração e de manipulação de dados.

Professor responsável: Geraldo Henrique Neto

Bacharel em Ciência da Computação pelo CUML, Especialista em Computação pela UFSCar. Mestre em Ciências com ênfase em Informática Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Atuando nas áreas de Armazenamento de Dados Não Convencionais, Mineração de Dados e Desenvolvimento de Aplicativos Multimídia em Prol da Educação Médica apoiada por TIC. Atualmente é docente da Universidade Paulista, Faculdade de Tecnologia de Ribeirão Preto e Centro Universitário de Franca. Também atua como Analista de Sistemas da empresa Connecta (Desenvolvimento de Software e Treinamentos em TI). Áreas de Conhecimento: Processamento de Imagens, Banco de Dados Convencionais e Não-Convencional, Mineração de Dados e Big Data e Sistemas Multimídia.

geraldo.henriqueneto@gmail.com
lattes.cnpq.br/1491097853169522