Objetivos

Conhecer e aplicar técnicas, métodos e ferramentas para uma gestão eficaz de projetos.

Ementa

Definição de projeto segundo concepção difundida pelas melhores práticas de gestão de projetos. Histórico do desenvolvimento do conjunto de conhecimentos de gestão de projetos. Comparação ente o gerenciamento por projetos com o gerenciamento tradicional. O ciclo de vida de um projeto. Os fatores de sucesso e insucesso de projetos e sua mensuração. As nove de conhecimento para a gestão de projetos e seus processos : Integração, Escopo, Tempo, Custo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos e Aquisições.

Professor responsável: Odair Silva Soares

Possui graduação em Ciências Econômicas , Mestrado em Administração e Doutorado em Educação sempre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É delegado do CORECON-SP (Conselho Regional de Economia de São Paulo) em Ribeirão Preto e região. Professor de economia na Fatec Mococa. Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Fatec Mococa, atuando em conjunto com a Agência INOVA do Centro Paula Souza.

. Autor dos livros “Ecossistema Empreendedor e a Nova Gestão das MPEs: Como o ambiente pode influenciar na gestão das empresas de pequeno porte”, e do livro “Visão Empreendedora e a Pequena Empresa: Como a postura empreendedora pode influenciar na gestão da empresa de pequeno porte”, Tem grande experiência na área de Administração, com ênfase em Empreendedorismo, orientação de monografias e pesquisas, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, ecossistema empreendedor, formação de novos negócios, planos de negócios, incubadora de empresas, criatividade e inovação. Sócio da Capta Projetos e da Intellect Tecnologia e Informática. Responsável pela criação e desenvolvimento do Blog do Odair Soares voltado para empreendedorismo, inovação e criatividade: www.empreendendo.com.br. Participante como pesquisador dos grupos de estudo e pesquisa da PUC-SP: GEPI – Grupo de Estudos e Pesquisas da Interdisciplinaridade e NEF – Núcleo de Estudos do Futuro.

odair.soares@fatec.sp.gov.br
lattes.cnpq.br/7920492429630731