AULAS SEMESTRAIS: 80 horas aula

OBJETIVOS: Identificar e analisar a importância da comunicação. Entender o conceito de endomarketing e a sua importância para o desenvolvimento estratégico das empresas. Identificar necessidades organizacionais e as ferramentas adequadas a cada público interno. Contribuir para estabelecer as relações existentes entre o marketing externo e o endomarketing. Aplicar o endomarketing, visando atingir os objetivos da organização com mais facilidade. Avaliar objetivos e resultados do endomarketing.

EMENTA: Conceitos e fundamentos de marketing. Conceito e fundamentos do endomarketing. O relacionamento marketing e RH. Endomarketing em organizações competitivas. O papel do endomarketing na organização e as estratégias de gestão. Planejamento, implantação e gestão de programa de endomarketing. Endomarketing e a satisfação dos funcionários. Endomarketing e sua interface com a cultura e clima organizacional. Avaliação do endomarketing: do processo de implantação ao gerenciamento. Perspectivas do endomarketing.

 

BIBLIOGRAFIAS BÁSICA:

BEKIN, S. F. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Pearson Education, 2004.

BRUM, A. M. Endomarketing Estratégico – Como Transformar Lideres em Comunicadores e Empregados em Seguidores. 1ed. São Paulo: Integrare, 2017.

KOTLER, P., ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 15ed. São Paulo: Pearson, 2015.

 

COMPLEMENTAR:

ASSAD, N. Marketing de Conteúdo. 1ed. São Paulo: Atlas, 2016.

TAVARES,M. Comunicação Empresarial e Planos de Comunicação: Integrando Teoria e Prática. 3ed. São Paulo: Atlas, 2010.

KOTLER, P., KELLER, K. Administração de Marketing, 15ed. São Paulo: Pearson, 2014. WOOD, M. Planejamento de Marketing. 1ed.São Pulo: Saraiva, 2015.