Objetivos

Conhecer os recursos de gestão da comunicação nas organizações. Dominar o emprego de tecnologias de informação e de comunicação. Ser capaz de planejar, desenvolver e executar estratégias de comunicação, domínio de noções de semiologia e ética, domínio e compreensão de conceitos discursivo-ideológicos, de redação empresarial e técnica.

Ementa

Fundamentos da comunicação: elementos, funções, níveis da linguagem. Fundamentos de Semiologia. Fundamentos de Análise do Discurso. Comunicação integrada. Planejamento de estratégias de relações com públicos de interesse, na comunicação empresarial. Ética, transparência e gestão da informação. Estratégias para gestão de imagem. Elaboração e redação de instrumentos para comunicação com os públicos interno e externo. Redação empresarial e técnica. Comunicação oral: entrevistas e apresentações.

Professor responsável: Fernando Oliveira Mendes

Possui graduação em Letras – Licenciatura Português / Inglês pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado e doutorado em Estudos Literários pela Unesp de Araraquara. Foi professor das Faculdades Integradas Claretianas, em Rio Claro, atualmente leciona nas Fatecs de Mococa, São Carlos e Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Caio Fernando Abreu, Clarice Lispector, conto, intertextualidade, música, poesia e português instrumental.


lattes.cnpq.br/4413202502750997