Objetivos

Entender conceitos básicos do processo contábil e sua perspectiva gerencial envolvendo custos e orçamentos. Compreender a composição do custo do produto e de seu impacto na formação do preço e do lucro.

Ementa

Conceituação de contabilidade (contas, métodos, atos, fatos e demonstrativos contábeis) e de contabilidade gerencial. Terminologia e definições da área: despesas e custos. Custos diretos e indiretos. Custos fixos e variáveis. Classificação dos custos / despesas: em função do produto e do volume. Sistema de Custeio: absorção e variável. Custos para decisão: Relação Custo x Volume x Lucro. Margem de contribuição. Ponto de equilíbrio. Análise do custo, volume e lucro. Considerações adicionais sobre Custo X Volume X Lucro. Conceitos básicos de orçamento. Tipos de orçamento. O processo orçamentário completo e seu acompanhamento.

Professor responsável: Leandro Vila Torres

Possui graduação em Ciências Contábeis e Mestrado em Administração de Organizações pela Faculdade de Economia Administração E Contabilidade de Ribeirão Preto – FEARP/USP. Atualmente é professor e coordenador de Ciências Contábeis da Unip – Ribeirão Preto.

Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Controladoria em Empresas na Unip – Ribeirão Preto. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Banking na Unifafibe. Ministra aulas nas Fatecs de Sertãozinho, Bebedouro e Ribeirão Preto. Professor atuante em aulas à distância, tutoria e orientação pelo Instituto de Ensino e Pesquisa para a Administração (Inepad) e Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace). Desenvolve consultoria financeira, contábil orçamentária e de processos, sendo sócio-diretor da AdHoc Desenvolvimento Empresarial. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Custos, Contabilidade Básica/Geral, Finanças, Controle Orçamentário e Implementação de Projeto.

levitor79@uol.com.br
lattes.cnpq.br/0504869778871547