AULAS SEMESTRAIS: 80 horas aulas

OBJETIVOS: Permitir ao aluno a compreensão e a aplicação de modelos de simulações, quebra- cabeças, dramatizações, estudos de casos, jogos, descoberta de resultados, transmissão de informações, ganhos e melhoria no aprendizado na área de Recursos Humanos. Interagir com os mais diversos cenários inovadores através de métodos de treinamento inovadores e desafiadores. Utilização de jogos digitais em âmbito global. Levar o aluno a conhecer e interagir com o mercado brasileiro de jogos digitais voltados para o ambiente de recursos humanos.

EMENTA: Conceituação, importância e aplicação jogos nas empresas e na área de Recursos Humanos. Jogos de empresas aplicados aos Recursos Humanos – Tipos e Aplicação. Métodos, técnicas e desenvolvimento de jogos empresariais. Planejando as ações inovadoras por meio o uso de jogos de empresas. Jogos de empresas como ferramenta de capacitação dos recursos humanos da empresa. Jogos e dinâmicas de grupo. O uso de jogos de empresas no recrutamento e na seleção de colaboradores. Utilização de softwares para simulação do ambiente da organizações. Simulação de situações diversas em ambientes organizacionais através das dinâmicas grupais. Papel e responsabilidades dos instrutores e mediadores.

BIBLIOGRAFIAS BÁSICA:

ALVES, Paulo Vicente. Jogos e Simulações de Empresas. 1ed. São Paulo: Alta Books, 2015 RABAGLIO , Maria Odete. Jogos Para Seleção com Foco em Competências. 1ed. Rio de Janiero: QualityMark, 2008.

SCANNELL, M., SCANNELL E. E. O Grande Livro de Jogos de Motivação de Equipes. 1ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2011.

COMPLEMENTAR:

DATNER, Yvette. Jogos para Educação Empresarial. 3ed. São Paulo: Editora Ágora, 2006.

GRAMIGNA, Maria Rita. Jogos de Empresa. 2ed. São Paulo: Pearson, 2007.

HOLLENBECK, Wagner, Comportamento Organizacional. Criando vantagem competitiva. São Paulo: Saraiva 2012.

KROENHNERT, Gary. Jogos Para Treinamento em Recursos Humanos. 1ed. São Paulo: Manole, 2000.