O Núcleo de Estudos de Linguagem (NELF) das Faculdades de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza é uma entidade de estudos especializados que tem por finalidade oferecer atividades de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, materna, LIBRAS e BRAILLE, de acordo com as necessidades e interesses da Unidade, por meio das modalidades de cursos, oficinas, palestras, aplicação de exames e eventos culturais para professores, alunos e comunidade externa.

Valendo-se dessa mesma abordagem, o NELF – Ribeirão Preto desenvolve diversas atividades a fim de atender necessidades e demandas de alunos e também do público externo. Desde o início das atividades da Fatec Ribeirão Preto, em agosto de 2015, o NELF oferece cursos de inglês à comunidade externa e grupos de estudos de língua inglesa para alunos, professores da Instituição e convidados.

O nosso principal objetivo é promover um curso diferenciado no sentido de proporcionar experiências positivas e atuais por meio de um processo de aprendizagem real de língua inglesa. Para alcançar tal propósito, a equipe de docentes do NELF empenha-se em criar um ambiente de aprendizagem interativo no qual todos têm espaço e oportunidade para aprender e colocar em prática a língua inglesa. Além do mais, o NELF pesquisa e adota metodologias e tecnologias inovadoras nas atividades desenvolvidas.

Inglês Conversação – Módulo I

O Módulo I do nosso curso de Conversação em Língua Inglesa, destinado à comunidade externa, é o ponto de partida que permite a esse público experenciar a prática de ensino e aprendizagem em língua inglesa oferecida pela Fatec Ribeirão. Além das noções iniciais referentes à língua, as atividades desenvolvidas durante as aulas tratam de tópicos essenciais em uma abordagem comunicativa. Ao longo do curso, os alunos praticam diversas modalidades, como vocabulário, estruturas gramaticais, compreensão auditiva, composição de textos, entre outros. Os encontros são semanais das 16h às 17h30. O material didático, os encontros presenciais e tutoria online são de responsabilidade do docente responsável, Profa. Ma. Claudia Parra.

Inglês Conversação – Módulo II

Continuação do curso Inglês Conversação – Módulo I. No Módulo II os alunos ampliam o conhecimento da língua inglesa e fazem atividades baseadas em situações reais de uso de língua inglesa. Durante as aulas os alunos aprendem estruturas e vocabulário da língua e colocam esse item em prática por meio de atividades comunicativas e interativas. O objetivo é abordar tópicos necessários na área, acadêmica, profissional e pessoal. Os encontros são semanais das 16h às 17h30. O material didático, os encontros presenciais e tutoria online são de responsabilidade do docente responsável, Profa. Dra. Anna Patricia Zakem China.

Grupo de Estudos – International Proficiency Prep : TTI – TOEFL / TOIEC / IELTS

O objetivo é desenvolver atividades que aprimorem o conhecimento e fluência da língua inglesa com o objetivo de capacitar os alunos para realizarem os exames de proficiência internacional, visando à obtenção de resultados que são requeridos pelo mercado e pelas instituições para ingressarem em cursos de pós-graduação. O Grupo de Estudos International Proficiency Prep: TTI concentra-se nos exames de proficiência com maior aceitação tanto para a área profissional como para a acadêmica. Os encontros são semanais das 17h30 às 18:50. O material didático, os encontros presenciais e tutoria online são de responsabilidade do docente responsável, Profa. Dra. Anna Patricia Zakem China.

Grupo de Estudos -Developing English

O Grupo de Estudo Developing English foi criado para alunos dispensados das Disciplinas Inglês I, II e II, estendendo a esses estudantes a oportunidade de continuar desenvolvendo o conhecimento e habilidade que já possuem. Os encontros são realizados uma vez por semana no horário das 17h30 às 18h50. O objetivo é desenvolver atividades, principalmente orais, que aprimorem o conhecimento e fluência da Língua Inglesa. O material didático, os encontros presenciais e tutoria online são de responsabilidade do docente responsável, Profa. Dra. Anna Patricia Zakem China.

Disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica e Tecnológica

O objetivo da disciplina é instruir e preparar os alunos para a elaboração do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) a fim de que esses concluam com sucesso todas as etapas do seu curso. A Metodologia de Pesquisa Científica e Tecnológica, na Fatec Ribeirão, é matéria de responsabilidade do NELF, uma vez que, após discussão e consenso de todo o corpo docente da Unidade, definiu-se que os profissionais formados em linguagem/comunicação (Letras) são os mais indicados para atender os desafios e exigências envolvidos na produção e publicação de material científico.

Colóquio de Metodologia da Pesquisa Científica-Tecnológica

Todos os semestres o NELF promove o Colóquio de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que conta com a participação de todos os docentes da Instituição e discentes do 4º semestre. O objetivo do evento é promover informação e debater sobre as linhas de pesquisas dos docentes da Fatec Ribeirão Preto, orientando e contribuindo para com o desenvolvimento dos projetos de TCC. A realização de tal atividade é de fundamental importância porque propicia um momento singular de aproximação entre os docentes das disciplinas de linguagens com os docentes das demais áreas, viabilizando e assegurando a produção de um conhecimento científico de qualidade.