MANUAL DE ORIENTAÇÕES GERAIS AOS FATECANOS

Esse manual foi elaborado com o objetivo de centralizar informações importantes sobre a Fatec Ribeirão Preto. Aqui você encontrará informações sobre a direção da faculdade, a coordenação do seu curso, SIGA, secretaria acadêmica, monitorias, projetos e nossas mídias sociais.

DIRETOR E COORDENADORES DE CURSO

Diretor da Fatec Ribeirão Preto
Prof. Me. Aparecido Doniseti da Costa
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Prof. Dr. Lucas Baggio Figueira
Graduado em Análise de Sistemas pela UNAERP-RP e Mestre em Engenharia de Produção pela USP.   Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Paulista, Mestre em Inteligência Artificial pela UFSCar e Doutor em Física Aplicada pela USP.

 

Gestão de Negócios e Inovação
Prof. Dr. Rinaldo Di Schiavi
Sistemas Biomédicos
Profa. Me. Viviane Carla Fortulan
Graduado em Administração de Empresas pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul, Mestre em Educação e Doutor pela Universidade Nacional de Rosário.   Graduada em Estatística pela UFSCar e Mestra em Ciências pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – ICMC – USP-São Carlos.

 

SIGA – Sistema Integrado  de Gestão Academica

O SIGA é a interface usada pela Fatec em que o aluno acompanha suas disciplinas, notas, frequência, materiais disponibilizados e outros acessos.

O acesso pode ser feito pelo endereço: http://siga.cps.sp.gov.br/aluno. O aluno deve entrar com os dados de usuário e senha, enviados para o e-mail cadastrado na ato da inscrição. O professor de laboratório auxilia no primeiro acesso.

 

TEAMS

O Teams é a plataforma utilizada para acesso as atividades propostas pelos professores e aos materiais complementares as aulas.

 

SECRETARIA ACADÊMICA

A Secretaria Acadêmica é o setor responsável pelos procedimentos acadêmicos no que se refere ao corpo discente.

Documentos que podem ser solicitados pelos alunos:

Online (pelo SIGA – área do aluno): http://siga.cps.sp.gov.br/aluno

  • Atestado de matrícula
  • Atestado de comparecimento em avaliação
  • Atestado de frequência
  • Atestado de matrícula com disciplinas

Online (pelo Site da Fatec Ribeirão Preto): http://www.fatecrp.edu.br/requerimento-global

  • Requerimento Global
  • Regime domiciliar
  • Guarda religiosa
  • Histórico escolar
  • Desistência de disciplinas
  • Transferência de período (mediante deferimento da Coordenação)
  • Transferência entre cursos (mediante deferimento da Coordenação),
  • Alteração/atualização de cadastro
  • Alteração de senha para acesso ao SIGA
  • Declaração para passe escolar (http://www.fatecrp.edu.br/solicitacoes-vale-transporte/)

Diretor de Serviço Acadêmico
Daniel Andrade da Cunha

Aproveitamento de Estudos

Os ingressantes podem solicitar dispensa de disciplinas nas quais foram aprovados em outras instituições de ensino superior. Para isso, basta entrar no site da Fatec RP e solicitar o aproveitamento de estudos preenchendo o formulário seguido do envio do histórico e ementário das disciplinas cursadas. O formulário está disponivel no link: http://www.fatecrp.edu.br/requerimento-aproveitamento.

 

MONITORIAS

A Fatec Ribeirão Preto possui um programa de monitoria a fim de contribuir para a formação dos alunos matriculados na instituição. As disciplinas que estão cadastradas para monitorias são: Algoritmos e Lógica de Programação, Cálculo (ADS/GNI), Cálculo I e II (SBM), Estruturas de Dados, Química Geral, Matemática Discreta, Estatística. O oferecimento da monitoria das disciplinas cadastradas está condicionado ao interesse de alunos veteranos. Informações sobre as disciplinas que terão monitoria, bem como dias e horários, são disponibilizadas nos murais da faculdade.

 

PROJETOS

A Fatec Ribeirão Preto desenvolve os seguintes projetos:

Núcleo de Estudos de Linguagem – NELF

O Núcleo de Estudos de Linguagem (NELF) das Faculdades de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza é uma entidade de estudos especializados que tem por finalidade oferecer atividades de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, materna, LIBRAS e BRAILLE, de acordo com as necessidades e interesses da Unidade, por
meio das modalidades de cursos, oficinas, palestras, aplicação de exames e eventos culturais para professores, alunos e comunidade externa.Coordenado pela Profa. Dra. Anna Patrícia Zakem China

 

Sociedade, Tecnologia e Inovação (GT-STI)

O GT-STI foi criado com a finalidade de promover e enriquecer a formação ética, profissional e humana dos discentes dos cursos de nossa instituição. Neste sentido, é um grupo de trabalho interdisciplinar e se dedica, entre outras ações, a analisar a forma como a tecnologia e a inovação vem moldando a sociedade contemporânea e seus modos de produção, consumo e trabalho. Número de vagas: 10. Para se inscrever, envie o nome completo, o ciclo e o curso para o e-mail clovis.santafe@fatec.sp.gov.br.

Coordenado pelo Prof. Me. Clóvis Santa Fé Junior

 

Núcleo de Acompanhamento ao Discente (NAD)

  O NAD tem como propósito oferecer suporte ao discente em casos de necessidade de trancamento/cancelamento, fortalecendo a cultura de acolhimento e pertencimento. O atendimento pode ser solicitado via site, http://www.fatecrp.edu.br/requerimento-global/, ou presencialmente, às quintas-feiras, das 18h às 19h e das 20h40 às 21h30. A sala do NAD está localizada no 2º andar.

Profa. Dra. Otávia Sala

 

ACADEMIA CISCO

Desde outubro de 2017 a Fatec Ribeirão Preto está credenciada como uma CISCO Networking Academy, habilitada a oferecer vários treinamentos oficiais, gratuitamente, aos seus alunos. A Academia CISCO é um programa de responsabilidade social criado para o desenvolvimento de habilidades profissionais e alcança a marca de mais de um milhão de alunos matriculados por dia em todo o mundo. Atualmente, oferece cursos na área de informática básica, empreendedorismo, segurança, programação e redes de computadores, todos a distância através da plataforma de ensino Netacad.

Responsável
Prof. Me. Marco Antonio Alves Pereira

 

ORACLE ACADEMY

A Fatec de Ribeirão Preto é credenciada pela Oracle Academy, associação Institucional que oferece às instituições e a seus educadores acesso à tecnologia, software de classe mundial, currículo especializado, materiais para ensino e aprendizagem, desenvolvimento profissional, recursos para certificação profissional Oracle, ebadge (selo) de membro e riquíssimos recursos de sala de aula para seus alunos.

  Responsável pelo credenciamento
Prof. Me. Geraldo Henrique Neto

 

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO — CPA

A CPA é responsável por realizar a Autoavaliação Institucional, com o propósito de valorizar a construção coletiva e a articulação com os diferentes grupos que constituem a comunidade acadêmica.

A Avaliação Institucional ocorre semestralmente, em período determinado pela instituição, momento em que ocorrem a sensibilização e a divulgação interna, quando se informa sobre os objetivos da CPA e a conscientização sobre a importância de participar do processo com princípios de responsabilidade e ética. Os relatórios anuais da auto avaliação institucional estão disponíveis no link:  http://www.fatecrp.edu.br/comissao-propria-de-avaliacao-cpa.

Responsável
Profa. Me. Valeria Ferreira

 

MÍDIAS SOCIAIS

A Fatec Ribeirão Preto está presente em todas as mídias sociais! Faça parte de nossa comunidade virtual e acompanhe tudo o que acontece na faculdade: eventos, novidades e informações!

Responsável
Profa. Dra. Cláudia Parra

Para mais informações                 www.fatecrp.edu.br                    contato@fatecrp.edu.br